Iprev-DF participa de transmissão sobre aposentadoria no Youtube do Brasília Ambiental
Diretor de Previdência e coordenadora de Reconhecimento de Direitos informaram sobre procedimentos para aposentadoria
Jucélio Duarte
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) participou na tarde desta segunda-feira (21) da XII Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, com palestra sobre aposentadoria – Pensando o futuro: Tudo o que você precisa e gostaria de saber sobre aposentadoria, em transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Brasília Ambiental.
O diretor de Previdência do instituto, no exercício da presidência, Paulo Henrique de Sousa Ferreira, e a coordenadora de Reconhecimento de Direitos, Liliana Estela Sampaio Duarte, informaram sobre os procedimentos necessários para requerimento de aposentadoria.
Paulo Henrique explicou sobre a formação e o papel do Iprev-DF, o trabalho especializado para administrar os fundos financeiros e equilibrar as contas do instituto, sem onerar o ente federativo e garantir os pagamentos em dia de todos os beneficiários. Informou que no Plano Financeiro participam atualmente 77.660 servidores ativos, 61.969 aposentados e 13.834 pensionistas. O fundo é destinado ao pagamento de benefícios previdenciários aos segurados que ingressaram no serviço público até março de 2019, bem como aos que já recebiam benefícios nessa data e aos respectivos dependentes. “A proporção atualmente é de um aposentado para 1,02 de servidor ativo. A tendência é essa proporção diminuir cada vez mais, até restar apenas aposentados e pensionistas neste fundo”, explicou.
O Fundo Capitalizado, segundo o diretor do Iprev-DF, possui hoje 11.548 servidores ativos que contribuem para o seu patrimônio, além de um aposentado e oito pensionistas. Este fundo tem como característica o aporte de contribuições dos servidores que ingressaram no serviço público do Distrito Federal a partir de março de 2019, sendo responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários até o limite do teto do INSS.
Liliana Duarte, por sua vez, informou sobre os tipos de aposentadoria: por iniciativa do servidor (voluntária por idade e tempo de contribuição), pela administração (invalidez) ou por idade (compulsória), além das aposentadorias especiais. Explicou que não houve alterações nas regras de aposentadoria no GDF com a Emenda Constitucional 103/2019, que tratou da Reforma da Previdência. Por fim, falou da ferramenta de simulação de tempo para aposentadoria, do Tribunal de Contas do DF, e também disponível no site do Iprev-DF.