SOLENIDADE NO PALÁCIO DO BURITI MARCA A TRANSFERÊNCIAS DE AÇÕES DO BRB PARA O IPREV/DF
COMPARTILHAR
SOLENIDADE NO PALÁCIO DO BURITI MARCA A TRANSFERÊNCIAS DE AÇÕES DO BRB PARA O IPREV/DF
A transferência das ações foi determinada pela Lei Complementar nº 920/2017 e dependia de avaliação do valor de mercado do conglomerado BRB.
O Banco de Brasília S.A – BRB, o Governo de Brasília e o Instituto de Previdência dos servidores do Distrito Federal – Iprev/DF concluíram hoje, (22/12), a transferência de cerca de 16,52% das ações da instituição financeira do Distrito Federal para a autarquia de previdência.
A conclusão desta operação tem como objetivo dar a efetividade às Leis nºs 920/2016 e 932/2017 que autorizaram o Instituto de Previdência a reverter 75% do valor correspondente ao superávit técnico atuarial do fundo DFPREV para o Fundo Financeiro de Previdência, tendo a legislação determinado que o Governo de Brasília deveria destinar ao Iprev/DF parte de sua posição acionária no Banco de Brasília S.A. – BRB.
As ações transferidas, que totalizam cerca de 16,47% da holding BRB, são agora de propriedade do Fundo Solidário Garantidor, um fundo de solvência administrado pelo Iprev/DF, que auxiliará no pagamento de futuros benefícios previdenciários.
Para o Diretor-Presidente do Iprev/DF, a transferência das ações representa a consolidação do patrimônio do Iprev/DF e dos servidores. “A transferência formal das ações, observado todo o tramite legal exigido, consolida o patrimônio da autarquia e consequentemente traz mais garantias para o servidor já aposentado e para aqueles que irão aposentar”, destacou o dirigente.
Antes da efetivação da transferência foi necessária a contratação de uma auditoria independente especializada em precificação de empresas. A auditoria atualiazou o valor de mercado do BRB e o valor unitário de cada uma de suas ações.
Mesmo com a transferência, o GDF permanece como sócio majoritário do BRB, sendo o Iprev/DF o segundo maior acionista.
Na mesma solenidade, o Iprev/DF recebeu da Secretaria da Fazenda o ato declaratório de imunidade, documento indispensável para que o Iprev/DF transfira para seu nome os diversos imóveis recebidos em razão da Lei Complementar nº 899/2015.
A solenidade ocorreu no dia 22/12 (hoje) as 11:30h no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
FONTE: ASCOM/Iprev