Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/18 às 11h27 - Atualizado em 17/07/20 às 15h54

Homologação de Certidão de Tempo de Contribuição – CTC

TIPOS DE DEMANDA  

           HOMOLOGAÇÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO – CTC

REQUISITOS E DOCUMENTOS

 

 

  • Ex-servidores do Governo do Distrito Federal;
  • Requerimento a ser solicitado junto a Secretaria de Estado ou órgão em que o ex-servidor estava lotado.

Legislação:

Portaria nº 46, de 07/05/2019 – Dispõe sobre os procedimentos internos para emissão e homologação da Certidão de Tempo de Contribuição – CTC

Portaria nº 154, de 15 de maio de 2008 – Disciplina procedimentos sobre a emissão de certidão de tempo de contribuição pelos regimes próprios de previdência social.

 

PROCEDIMENTOS

O Ex-servidor deverá comparecer à Secretaria ou órgão em que estava lotado e solicitar por meio de requerimento, sua Certidão de Tempo de Contribuição – CTC.

A Secretaria/ Órgão procederá o encaminhamento do processo, via Sistema SEI, solicitando emissão de formulário da CTC ao IPREV/DF.

O IPREV/DF gerará o formulário da CTC e restituirá o processo ao setorial para o preenchimento do formulário, com posterior reenvio ao IPREV/DF para análise e/ou homologação.

Caso não haja qualquer inconsistência, o representante do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, homologará a CTC e restituirá à Secretaria/ Órgão em duas vias, sendo entregue uma via ao ex-servidor e a outra para arquivo na pasta funcional.

Em caso de haver inconsistência nas informações, o processo será restituído ao setorial para as devidas correções e posterior reenvio ao IPREV/DF para nova análise.

 

CANAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Verificar junto a Secretaria ou órgão em que o ex-servidor estava lotado.

 

CUSTOS

A prestação do serviço é gratuita.

 

PRAZOS DE RESPOSTA

Por ser um procedimento iniciado na Secretaria ou Órgão de origem do servidor, cabe ao IPREV/DF apenas a análise e homologação da CTC. Assim, após recebida pela Coordenação de Cadastro e Atendimento, estando todos os dados corretos, a análise e homologação é efetuada em até 7 dias úteis.

 

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Iprev/DF

SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF - CEP: 70308 200 | Telefone: (61) 3105-3446 | E-mails: Atos oficiais: presidência@iprev.df.gov.br; Atendimento geral: atendimento@iprev.df.gov.br; Ouvidoria: ouvidoria@iprev.df.gov.br; Imprensa: comunicacao@iprev.df.gov.br